sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Halloween

 
 
Entre pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 01 de novembro, ocorre a noite sagrada, ou seja, o Halloween. Há boatos que este ritual ou festa é conhecida também por “véspera de todos os santos”, pelo simples fato que o dia 01 de novembro é constituído por um valor santo e o dia 02 de novembro, é o dia do Corpus Christi. Antigamente, nas Ilhas Britânicas, os celtas acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Dessa forma, o “halloween” nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas. Ao passar do tempo, o halloween foi considerado símbolo da feitiçaria e das bruxas.
Contudo, existem várias lendas e origens sobre halloween, mas nada se compara aos outros desalmados quando se trata de Stingy Jack. Originado na Irlanda, conta o mito de que ele teria convidado o Diabo para beber com ele no dia do Halloween. Após se fartarem em bebida, o astuto Jack convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda para que a conta do bar fosse paga. Contudo, ao invés de saldar a dívida, Jack pregou a moeda em um crucifixo. Para se livrar da prisão, o Diabo aceitou um acordo em que prometia nunca importunar Jack. Dessa forma, ele foi libertado e nunca mais importunou o homem. Entretanto, Jack morreu e não foi aceito nas portas do céu por ter realizado um trato com o demônio. Ao descer para os infernos, também foi rejeitado pelo Diabo por conta do trato que possuíam. Vendo que Jack estava solitário e perdido, o demônio lhe entregou um nabo com carvão que lhe serviu de lanterna. E assim, que hoje em dia a famosa abóbora com uma careta é uma característica deste evento, ela seria o nabo com carvão que servirá a Jack uma lanterna, deu-se inicio disso depois que os irlandês chegaram na América. Enquanto ás mascara e os disfarces, seria para esconder dos espíritos que vagam neste dia.

Bom, este é o começo de uma nova trajetória do memories in the empire, não pensem que vou falar somente de halloween, não. Cada época, de uma data importante do nosso calendário, irá trazer algo diferenciado para transmitir conhecimento aqui no blog, registrando lembranças de cada dia, transformando em império. É claro que, isto não é o formato que vamos seguir e surpresas estarão chegando a cada momento do memories in the empire, não iríamos falar somente de datas marcantes, mas falaremos de pessoas, sociedade e etc. Espero que tenham gostado do novo estilo, e não esqueçam a trajetória do halloween aqui não acabou apenas começou. Apenas contamos a sua origem e agora adiante coisas poderão acontecer. Fiquem atentos, os desaparecidos serão encontrados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário